A caminhada dos representantes moçambicanos nas competições africanas de clubes já tem roteiro definido. O sorteio realizado esta sexta-feira, em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, colocou no caminho da Associação Black Bulls, campeã nacional, o AC Léopards do Congo, nas fases preliminares da Liga dos Campeões Africanos.
Do outro lado, o Ferroviário de Maputo, vencedor da Taça de Moçambique, terá pela frente o AS Fanalamanga do Madagáscar, na Taça da Confederação Africana de Futebol (Taça CAF).
A primeira batalha dos “touros” está agendada para os dias 19 a 21 de Setembro, no Stade Omnisport Marien Ngouabi d’Owand, no Congo. O reencontro, que poderá selar a passagem à fase seguinte, acontecerá na Lalgy Arena, em Tchumene, entre os dias 26 e 28 do mesmo mês.
Caso superem os congoleses, os Black Bulls terão pela frente o vencedor do duelo entre o campeão da República Democrática do Congo e o River United da Nigéria, um embate que promete elevar ainda mais o nível de dificuldade.
Nas mesmas datas, o Ferroviário de Maputo iniciará a sua jornada em casa, recebendo o AS Fanalamanga diante da sua apaixonada torcida. A partida de volta será em território malgaxe, onde as “locomotivas” terão de demonstrar força e resistência para seguir adiante.
Em caso de triunfo, o adversário seguinte será o vencedor do confronto entre o D’Agosto de Angola e o AS Otoho do Congo, equipas com histórico respeitável nas provas continentais.
Tanto para os Black Bulls como para o Ferroviário de Maputo, o caminho não será fácil, mas o espírito competitivo e a ambição de colocar o futebol moçambicano no mapa continental renovam-se a cada época.
Os adeptos já marcam no calendário as datas e prometem apoio incondicional para que Moçambique brilhe nas competições da CAF em 2025.