Hoje, o Presidente da República, Daniel Chapo, abre as portas do Gabinete da Presidência para receber membros do Conselho Consultivo e da Guarda Penitenciária do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), numa cerimônia que marca as celebrações dos 50 anos desta importante instituição.
Com o lema “Por um Serviço Penitenciário Apostado no Tratamento Humanizado do Recluso”, a efeméride simboliza o compromisso firme do Estado moçambicano com a dignidade humana, a reinserção social e a modernização contínua do sistema penitenciário.
Esta recepção ao mais alto nível evidencia o reconhecimento do papel vital que o SERNAP desempenha na administração da justiça penal, na manutenção da ordem e segurança internas do país. É também uma homenagem sincera a todos os profissionais que, ao longo de cinco décadas, têm cumprido sua missão com empenho, coragem e responsabilidade.
Ao celebrar meio século de existência, o SERNAP reafirma sua vocação humanista e institucional para contribuir na construção de uma sociedade mais justa, onde a recuperação e dignidade dos reclusos são prioridade.