O Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Daniel Chapo, presidiu, esta semana, a cerimónia de empossamento de novos oficiais dos diversos ramos da defesa e segurança nacional, incluindo o Exército, Polícia da República de Moçambique (PRM), Serviço Nacional de Migração e o Serviço Nacional Penitenciário.
Durante o acto, o Chefe do Estado sublinhou a necessidade de maior dinamismo, prontidão e responsabilidade no exercício das funções atribuídas aos novos oficiais, especialmente face aos desafios actuais que ameaçam o bem-estar e a estabilidade dos moçambicanos.
“A pátria exige mais de cada um de vós. O contexto actual impõe respostas rápidas, firmes e coordenadas. A missão das FDS é proteger a soberania, garantir a ordem e reforçar a confiança da população nas instituições do Estado”, declarou Chapo no seu discurso.
Os novos oficiais agora empossados terão a missão de reforçar a actuação das instituições em áreas sensíveis como segurança pública, controlo migratório, defesa territorial e gestão penitenciária — sectores que enfrentam pressões crescentes no actual contexto regional e interno.
Com este acto, o Governo reafirma o seu compromisso com o fortalecimento institucional das FDS, a modernização dos quadros e a continuidade da formação patriótica e ética dos agentes do Estado.