Uma nova esperança desponta para centenas de doentes oncológicos em Moçambique. A máquina de radioterapia do Hospital Central de Maputo (HCM), há muito aguardada, voltará a funcionar “dentro de dias”, anunciou esta terça-feira o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa.
Falando à imprensa no rescaldo da 26.ª sessão do Conselho de Ministros, Impissa garantiu que os técnicos estão na fase final dos trabalhos técnicos e logísticos. Segundo o porta-voz, a lista de utentes está a ser redimensionada, de modo a garantir que o regresso do serviço ocorra de forma organizada, segura e eficiente.
A paralisação da máquina de radioterapia do HCM tem sido uma das maiores preocupações para pacientes com cancro no país, levando muitos a interromper tratamentos ou procurar alternativas fora do Sistema Nacional de Saúde.
Com o regresso da máquina, o HCM poderá voltar a garantir tratamentos localizados e de precisão, reduzindo a pressão sobre outros centros de saúde e aliviando o sofrimento de centenas de famílias.