A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou a detenção de dois indivíduos na cidade de Tete, suspeitos de envolvimento em crimes graves que incluem assaltos violentos, homicídios com recurso a instrumentos contundentes e tráfico de drogas no vale de Nhartanda.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da PRM, Feliciano da Câmara, um dos detidos era o elemento em falta de uma quadrilha já desmantelada. Os restantes membros encontram-se igualmente sob custódia policial.
Um dos suspeitos negou ter participado em homicídios, mas admitiu envolvimento em assaltos, acrescentando que já esteve várias vezes preso. O jovem revelou ainda que, após cumprir as penas, regressava sempre ao crime, por considerar esta atividade o seu “meio de subsistência”.
No segundo caso, outro cidadão detido assumiu a prática do crime e confessou estar envolvido na venda de drogas. O homem justificou a atividade ilícita com a falta de emprego, alegando que foi o irmão quem o convidou para o negócio.
A PRM em Tete garante estar a intensificar ações de combate à criminalidade organizada, sobretudo em áreas consideradas críticas, como o vale de Nhartanda, que tem registado ocorrências frequentes de assaltos e homicídios.
As autoridades sublinham que as investigações continuam, com vista a responsabilizar judicialmente os detidos e a devolver tranquilidade às comunidades locais.