Um cidadão encontra-se detido pelas autoridades policiais no município de Marracuene, província de Maputo, acusado de ter cometido um crime de homicídio seguido de tentativa de ocultação do corpo da vítima. O caso ocorreu na zona de Xipassane, bairro Mali, localmente conhecido como Santa Isabel, e tem gerado consternação entre os moradores.
De acordo com informações apuradas no local, o suspeito, cujo nome ainda não foi revelado pelas autoridades, teria atacado mortalmente a vítima após uma discussão motivada por alegações de roubo. O acusado teria acusado a vítima de ter furtado alguns dos seus pertences, e, num ato extremo, tirou-lhe a vida.
Após cometer o crime, o suspeito terá tentado esconder o corpo, numa tentativa de escapar à responsabilização. No entanto, a sua atitude levantou suspeitas entre os vizinhos, que denunciaram o caso às autoridades. A Polícia da República de Moçambique (PRM) deslocou-se ao local, tendo localizado o corpo e procedido à detenção do acusado.
Testemunhas ouvidas pela imprensa local descreveram o ambiente como tenso e de choque, dado que a vítima e o suposto agressor eram conhecidos na comunidade e não se esperava um desfecho tão trágico.
“As pessoas aqui ficaram em pânico quando souberam. Nunca imaginámos que uma discussão por causa de bens resultasse numa morte”, relatou um morador da zona.
As autoridades continuam com as investigações para esclarecer todos os contornos do crime e determinar se houve premeditação ou envolvimento de terceiros. O indiciado deverá ser presente ao tribunal nos próximos dias para o primeiro interrogatório judicial.