Quatro estagiários da Polícia Municipal de Quelimane, na província da Zambézia, foram detidos sob acusação de envolvimento em práticas de extorsão. Os jovens, ainda em fase de formação prática, são suspeitos de terem efectuado cobranças ilícitas a vários taxistas na cidade.
De acordo com fontes próximas ao processo, os estagiários terão abordado vários operadores de táxi, exigindo pagamentos monetários não autorizados, à margem da legalidade e dos regulamentos em vigor. A polícia municipal, em colaboração com a polícia, conduziram uma investigação interna que culminou na detenção dos suspeitos.
As autoridades municipais confirmam a detenção e afirmam estar a colaborar com os órgãos de justiça para o apuramento dos factos. A edilidade reitera o seu compromisso com a legalidade e com a formação ética dos seus quadros, condenando veementemente quaisquer actos que manchem a imagem da corporação.
Os implicados encontram-se sob custódia enquanto decorrem as investigações que poderão determinar eventuais ligações com outros agentes ou práticas semelhantes anteriormente reportadas.