Parque Nacional de Maputo Declarado Património Mundial pela UNESCO

84 Views
2 Min Leitura

Moçambique celebra um marco histórico com a inscrição oficial do Parque Nacional de Maputo na prestigiada lista do Património Mundial da UNESCO. O anúncio foi feito neste sábado (13), durante a 47.ª sessão do Comité do Património Mundial, realizada em Paris.

A distinção reconhece a extraordinária diversidade ecológica da área protegida, que combina ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos, com mais de 5.000 espécies identificadas. A decisão também valoriza os esforços de conservação transfronteiriça com o Parque iSimangaliso, na África do Sul.

“Ser reconhecido pela UNESCO é um poderoso endosso ao trabalho que está a ser realizado aqui. Honra a dedicação do nosso Governo, comunidades e parceiros”, declarou Gustavo Dgedge, Secretário de Estado da Terra e Ambiente.


O parque, com 1.718 km², foi formalmente estabelecido em 2021, fruto da fusão entre a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. Desde então, tem recebido investimentos em conservação e reintrodução de espécies emblemáticas como elefantes, hipopótamos e girafas, apoiados por organizações como a Peace Parks Foundation.

Além da biodiversidade, a nova classificação abre portas para uma gestão partilhada e coordenada com as autoridades sul-africanas, através da criação de um comité conjunto que visa proteger o ecossistema partilhado.

Com paisagens deslumbrantes que incluem lagos, mangais, dunas, praias e recifes de corais, o Parque Nacional de Maputo passa agora a integrar a elite dos destinos naturais mais valiosos do planeta, elevando o perfil de Moçambique no cenário da conservação global.

Partilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *