Uma semana trágica abalou a província de Gaza, onde sete pessoas perderam a vida, incluindo uma criança, vítimas de incêndios, suicídios e um acidente de viação, de acordo com dados revelados nesta segunda-feira pelo Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Segundo o porta-voz da PRM em Gaza, Carlos Macuácua, três das mortes ocorreram nos distritos de Mandlakazi e Mabalane, em incêndios provocados por curto-circuitos e uso de chama aberta. As vítimas, entre elas uma criança, terão ficado carbonizadas nos incidentes.
Na cidade de Xai-Xai, quatro pessoas decidiram colocar termo à vida, elevando para níveis preocupantes o número de suicídios registados num curto espaço de tempo.
Ainda em Xai-Xai, um acidente de viação fatal ocorrido na Estrada Nacional Número Um (N1) resultou na morte de uma pessoa, somando mais uma tragédia às estatísticas da semana.
De acordo com a PRM, os incidentes resultaram não apenas em perdas humanas, mas também em danos materiais ainda por avaliar, deixando um rastro de luto e dor em várias comunidades da província.
A polícia apela à vigilância nas residências quanto à manutenção das instalações eléctricas e ao uso seguro de fontes de fogo, além de reforçar a importância do acompanhamento psicológico e comunitário para prevenir o crescente número de suicídios.