Casos de diarreia caem quase 50% em Mabalane graças a melhorias no abastecimento de água

O distrito de Mabalane, em Gaza, registou 164 casos de diarreia no primeiro semestre de 2025, contra 288 no ano passado. Autoridades destacam impacto positivo da melhoria no abastecimento de água.

82 Views
2 Min Leitura

O sector de saúde no distrito de Mabalane registou, no primeiro semestre de 2025, 164 casos de diarreia, contra 288 ocorridos no mesmo período de 2024, revelando uma redução de quase 50%.

Segundo o director distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Lackson Wiliamo, esta melhoria deve-se, sobretudo, ao reforço no abastecimento de água potável, resultado da reabilitação de fontes avariadas e da construção de novos sistemas de captação nas comunidades locais.

A diarreia continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública em áreas rurais de Moçambique, sobretudo devido à falta de acesso a água tratada e saneamento adequado.

Contudo, em Mabalane, as intervenções feitas recentemente mostram que investimentos em infra-estruturas básicas de água e saneamento podem salvar vidas e reduzir drasticamente doenças evitáveis.

“O decréscimo de casos é um reflexo directo da melhoria das condições de vida das comunidades. Continuaremos a trabalhar para garantir que todas as famílias tenham acesso seguro à água potável”, afirmou Wiliamo.

Além da redução no número de casos, destaca-se o facto de não se ter registado nenhum óbito por diarreia durante o período em análise — um resultado que, segundo as autoridades de saúde, reforça a eficácia das medidas preventivas adoptadas.

O sector de saúde em Mabalane prevê aprofundar o trabalho de sensibilização comunitária, incentivando práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos e a fervura da água para consumo. Estas acções, combinadas com investimentos contínuos em infra-estruturas, poderão consolidar a tendência de redução da incidência de doenças diarreicas.

Partilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *