Mulher baleada durante operação policial na Praça dos combatentes

75 Views
2 Min Leitura

O que deveria ser apenas mais uma operação de rotina transformou-se em cenário de tensão e ferimentos. Uma mulher foi baleada no braço por engano nesta segunda-feira (21) durante uma operação da Polícia Municipal de Maputo para remover vendedores informais das calçadas da Praça dos Combatentes, também conhecida como mercado de Xiquelene.

De acordo com a porta-voz da Polícia Municipal, Naftal Lay, o disparo foi acidental e ocorreu quando um agente tentava controlar dois indivíduos que causavam desordem durante a operação. A vítima foi prontamente socorrida e encaminhada ao hospital, onde se encontra sob cuidados médicos.

A operação, que mobilizou mais de 50 agentes das forças de segurança pública, surge após um período de sensibilização de sete dias para retirada voluntária dos vendedores informais. O objectivo: libertar os passeios da praça, frequentemente obstruídos por bancas improvisadas, e redireccionar os vendedores para mercados formais como Coreano, Mazambane e 1º de Junho.

Apesar do clima tenso e de “alguma agitação”, a polícia afirma que a situação está agora controlada. Lay apontou que a resistência foi alimentada por indivíduos que “tentavam perturbar o trabalho das autoridades”.

Enquanto isso, os passeios da praça, outrora densamente ocupados, apresentavam-se vazios, patrulhados por agentes equipados com escudos e bastões. Apenas alguns vendedores ambulantes continuavam a desafiar a ordem de evacuação, alegando falta de espaço nos mercados.

Durante a campanha de sensibilização, 1.743 vendedores aceitaram transferir-se para barracas disponibilizadas nos mercados oficiais. A Polícia impôs medidas proibitivas para os que insistirem em comercializar fora dos locais estabelecidos.

Partilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *